450 suinocultores e técnicos do setor prestigiaram o 2º Fórum da categoria
Nesta sexta-feira (18) a Associação Sul-matogrossense dos Suinocultores (Asumas) realizou o 2º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura do MS, com cerca de 450 participantes, entre produtores rurais e técnicos do setor. Na sequência, o presidente da entidade, Celso Philippi Júnior, dirigiu a cerimônia de comemoração dos 25 anos da Associação, quando apontou uma nova fase para o segmento. O evento aconteceu durante a 54ª Expoagro, em Dourados (MS).
“Os suinocultores de Mato Grosso do Sul têm alcançados novos patamares. A empresa Agriness nos conferiu o título de Estado com os melhores resultados técnicos do país. São 25 anos de história e de estruturação de uma suinocultura, que começou de uma maneira muito incipiente, mas que hoje está fortalecida, por ter sido construída sob uma base sólida. Nossos produtores são engajados e entendem a necessidade de estarmos unidos, bem representados, para que juntos, possamos acumular mais força e obter aquilo que precisamos. Com isso, iniciamos agora uma nova fase de crescimento contínuo”, pontua o presidente.
O desenvolvimento do setor em MS é reconhecido pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes. “Mato Grosso do Sul registra a maior produtividade de suínos do Brasil. É um Estado que está crescendo e com um potencial gigantesco na suinocultura, com topografia excelente e chuvas constantes. Não tenho dúvida que em breve estará se comparando com estados campeões também em volume de produção”, destaca Lopes, referindo-se à média de 30 animais desmamados, por matriz ao ano, em MS.
Representando o Governador Reinaldo Azambuja, o dirigente da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, destacou o desenvolvimento de políticas públicas para a suinocultura. “Há uma expectativa do Governo do Estado, inclusive estamos fazendo uma revisão do programa de incentivo, para que continue uma aceleração desse crescimento. Hoje MS pode ser considerado bola da vez na expansão da suinocultura. Apresentaremos uma política muito clara de incentivo aos produtores, com o objetivo de dar competitividade à cadeia, mas principalmente, àqueles que investem em tecnologia, que automaticamente terão mais incentivos do Governo do Estado.
O setor também conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), que elabora, juntamente com a Asumas, Avimasul e Senar/MS, um novo programa que capacitará as granjas do Estado. “Assim como o Soja Plus, vamos buscar por meio do Granja Plus, fazer com que além de todos os regramentos estabelecidos pela legislação brasileira, sejamos referência nas questões ambientais, trabalhistas e sociais, e ainda na gestão da propriedade”, aponta o presidente da Famasul, Mauricio Saito.