Incentivo do Governo na suinocultura garante destaque na geração de emprego

Em 2019 o município de Dourados teve o 9º maior saldo de empregos do país e entre as 6.208 novas vagas geradas há forte participação da cadeia da suinocultura. O crescimento do setor é amplamente incentivado pelo Governo do Estado, por meio da política de desenvolvimento econômico que visa a diversificação da matriz econômica estadual.

Várias etapas incluem o processo de expansão da suinocultura, como o incentivo para que novos produtores entrem no setor e indústrias se instalem no Estado. Além disso, o Governo do Estado reativou a Câmara Setorial da Suinocultura que fomenta a discussão entre todos os elos da cadeia, dando voz ao produtor e a indústria na mesma intensidade.

Para 2020 a atuação do Governo do Estado deve se intensificar com a reformulação do Programa Leitão Vida, elaborado para incentivar a produção de suínos, remunerando o produtor pela qualidade entregue ao frigorífico. O programa segue a linha de sucesso do Precoce MS, voltado à produção de gado precoce e que beneficia centenas de produtores.

Os programas de incentivo à produção são conduzidos pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o titular Jaime Verruck destaca o desafio do produtor de trabalhar de forma limpa e sustentável.

“No caso do Leitão Vida, temos um conjunto de mudanças que foram amplamente debatidas no âmbito da Câmara Setorial da Suinocultura. Governo e produtores entraram em um consenso de que era necessária a modernização do programa e a inclusão de critérios de sustentabilidade representa um avanço fundamental, pois todos se beneficiam”, explica o secretário Jaime Verruck.

O Governo também trabalha para estar ativo quanto as novas exigências sanitárias e assim abrir novos mercados mundiais. Nesse quesito, destaque para a conquista do status de área livre da peste suína clássica e a atuação dentro do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa).

Modernização do Sub Programa ‘Leitão Vida’

O decreto nº 15.342, de 30 de dezembro de 2019 atualiza “os índices de produtividade e os incentivos concedidos para cada modalidade da produção de suínos, no Subprograma de Apoio à Criação de Suínos de Qualidade e Conformidade “Leitão Vida”, no âmbito do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (PROAPE)”.

O novo modelo do Leitão Vida foi um dos atrativos que o Governo do Estado levou para a mesa de negociação com potenciais investidores no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), realizado em agosto do ano passado e que gerou expectativa de R$ 1 bilhão em investimentos na suinocultura do Estado para este ano.

Através do programa receberão incentivo financeiro, os produtores que adotarem modernas técnicas de criação, contribuindo para a produção de animais de qualidade, utilizando as boas práticas em biossegurança, bem-estar e saúde animal e sustentabilidade ambiental

No novo formato, as granjas serão classificadas em: básica, intermediária e avançada. Para cada uma delas, haverá um conjunto de critérios de produção que, ao serem cumpridos, determinam o percentual do benefício a ser recebido pelo produtor em cada uma das modalidades de produção. Com o processo todo informatizado, será oferecido ainda mais segurança e transparência ao programa.

Fonte: Semagro