Maior encontro da Suinocultura de MS reúne mais de 450 produtores

Na terceira edição o Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura do Mato Grosso do Sul reuniu cerca de 450 produtores de suínos na sexta-feira (17), em Dourados. O encontro que acontece durante a Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados) é o maior da suinocultura do Estado e reconhecido por debater temas vitais para o setor.

Mato Grosso do Sul é atualmente o 6º no ranking nacional de produção de suínos, com 342 produtores, 75 mil matrizes e abate anual de 1,8 milhão de animais. Com foco no desenvolvimento sustentável da suinocultura, o Fórum reuniu temas importantes, sendo gestão na suinocultura 4.0, ambiência, sustentabilidade e uso racional de recursos, energias renováveis, programa Granja Plus e o mercado brasileiro e mundial.

Para a Asumas (Associação Sul-matogrossense de Suínos), realizadora do evento, reunir produtores, indústrias e pesquisadores consiste em uma troca de informações salutar para o setor. “Vivemos um momento estratégico na suinocultura e é muito satisfatório ver tantos produtores engajados com a informação, dispostos a aprender e saber o que acontece no mundo, da porteira para fora. E esse é o nosso papel, representar e levar conhecimento”, afirma o presidente da Asumas, Alessandro Boigues.

Representantes da Frente Parlamentar da Suinocultura estiveram presentes no encontro. O deputado federal, Jose Carlos Schovionato, enfatizou que a necessidade hoje é de fortalecer o setor, para aumentar a produção e consequentemente os ganhos. “Eu sei das dificuldades do homem do campo e me coloquei a disposição para ajudar, com políticas públicas que auxiliam o produtor. Mato Grosso do Sul é um estado propulsor para a suinocultura e venho hoje com o compromisso de retornar, conhecer as propriedades rurais e ajudar a difundir a inovação feita aqui”.

Confiante no poder da união de entidade, o vice-presidente do Sistema Famasul, Luís Alberto Moraes Novaes, destacou que os setores avançam quando trabalham em conjunto e a Asumas tem feito bem esse papel. “Eu costumo sempre dizer que sozinho podemos chegar mais rápido, mas que juntos sempre chegamos mais longe. Eu acredito nesse potencial e vejo ele muito bem feito aqui”.

Representando o Governo do Estado, o superintendente da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta, disse que a Asumas tem feito um trabalho atuante também dentro da Câmara Setorial e que o Governo tem orgulho de falar dos avanços da suinocultura. “É um setor espetacular, que tem trabalho de tecnologia de alto nível e avança a passos largos”. Representante da ABCS (Associação Brasileira de Criadores de Suínos), Charli Ludtke, explica que a mobilização estadual é extremamente importante para alavancar o setor em todas as regiões. “Precisamos que a suinocultura esteja empenhada em crescer e atender as demandas atuais com qualidade e produtividade, mas para isso, ações como esta da Asumas são essenciais”.

Assessoria de Imprensa

Agro Agência Assessoria

Priscilla Peres