Com o governador, Asumas discute andamento do PNEFA e Leitão Vida

Em reunião com o governador Reinaldo Azambuja, em agenda na Expogrande, a diretoria da Asumas (Associação sul-matogrossense de suinocultores) debateu ações importantes para a suinocultura no Estado, como o programa Leitão Vida, o PNEFA (Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa) e questões comerciais que visam a valorização da carne suína.

A Asumas cobrou do Governo, prazo para a operacionalização do sistema de gerenciamento do programa do Leitão vida via internet, para a implantação do Leitão Vida. “Tivemos uma conversa positiva e o governador afirmou que vai avaliar e estipular um prazo para que o projeto saia do papel. Estamos otimistas na implantação do programa”, destacou o presidente da Asumas, Alessandro Boigues.

A entidade e seus associados também estão atentos para a retirada da necessidade de vacinação contra a febre aftosa, já que a medida pode ampliar o alcance comercial do setor. “Estamos fazendo tratativas para criar o um fundo emergencial com verba para indenização em casos de foco de aftosa e programas de prevenção”, destacou Boigues.

A reunião ainda tratou de outros assuntos estratégicos, como a necessidade de agilidade na liberação da outorga de água, que trava financiamentos bancários de produtores, a atualização dos diferenciais das alíquotas entre os estados, para os equipamentos para suinocultura e a alteração do valor do preço suíno por Valor Real Pesquisado, pelas notas fiscais eletrônicas emitidas durante cada mês.

Texto: Priscilla Peres / Agro Agência