A atualização da metodologia para formação do Preço Real Pesquisado dos suínos, foi tema de reunião na terça-feira (04), entre a Asumas (Associação sul-matogrossense de produtores de suínos) e o Governo do Estado. A intenção é que nos próximos meses a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) altere o modelo de pesquisa, se aproximando do valor praticado.
A reunião aconteceu com a equipe técnica da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e representante da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul)
Presidente da Asumas, Alessandro Boigues explica que a atualização dessa metodologia é importante para a cadeia e uma demanda antiga dos produtores. “Da forma como é feita atualmente, o valor acaba sendo muito influenciado, por isso precisamos atualizar para ter a garantia que a Sefaz vai conseguir retratar a realidade “, disse.
A Asumas se responsabilizou em fazer novas reuniões com a Sefaz para alinhar as necessidades e esclarecer as possíveis dúvidas. Além disso, a reunião tratou sobre a organização estratégica para participação no Siavs (Salão Internacional da Suinocultura e Avicultura), que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, em São Paulo.
O Siavs é o maior evento do Brasil voltado para a suinocultura e a avicultura e deve reunir compradores, técnicos, pesquisadores, consultores, estudantes e lideranças políticas setoriais. A ideia é que Mato Grosso do Sul participe na tentativa de atrair novos investidores, principalmente representantes da indústria.
“Mato Grosso do Sul tem muito potencial para expandir na suinocultura, onde já temos resultados relevantes. Queremos mostrar essa força para os investidores e atrair novas indústrias”, afirma o vice-presidente da Asumas, Celso Philipi.
Texto: Priscilla Peres