Asumas comemora 30 anos de atuação em prol do suinocultor de MS

São quase 300 associados e dezenas de conquistas no decorrer dos anos

Com 30 anos de atuação a favor da suinocultura, a Asumas (Associação Sul-Matogrossense de Suinocultores), comemora seu aniversário neste 28 de maio, relembrando grandes eventos na trajetória da Associação. Entre as principais ações elencadas pela diretoria, estão o alinhamento político e econômico, além das lideranças ligadas à suinocultura, que se despontam como representantes de todo o agronegócio estadual e nacional.

“Ao longo desses 30 anos, enfrentamos mudanças rápidas e constantes no mercado. Adaptamos nossas estratégias, investimos em pesquisa e desenvolvimento, abraçamos a inovação e nos mantivemos à frente”, afirma Milton Bigatão, presidente da Asumas. “Nossas lideranças contribuíram diretamente para o desenvolvimento de políticas públicas, que hoje, beneficiam a todos suinocultores do estado, contribuindo também com a sustentabilidade, cujo benefícios impactam toda a população”, completa o presidente.

A Associação tem se destacado pela capacidade de atender as demandas mercadológicas e sanitárias, oferecendo soluções inovadoras. Segundo o ex-presidente, Alessandro Boigues, a Associação tem investido no desenvolvimento, garantindo com que os produtores estejam sempre à frente e muito bem-informados, resultando na qualidade da produção suína, a meta  junto a toda cadeia produtiva (produtores, agroindústrias e Governo do Estado) é chegar às 150 mil matrizes de forma sustentável.

“Em conjunto com o produtor, a Asumas comemora com orgulho seus 30 anos de atuação, marcados por conquistas, crescimento contínuo e um compromisso inabalável com a excelência. São diversos projetos tocados por diferentes gestões, e continuam crescendo junto com a Associação e o produtor rural, mas o melhor de tudo é ter a certeza de que o melhor da suinocultura de MS, ainda está por vir”, destaca Boigues.

Para comemorar seu aniversário de 30 anos, a Asumas executa neste ano de 2023, uma série de eventos e ações especiais. Dentre os principais eventos realizados estão a assinatura do termo que promove a pesquisa e aproveitamento de resíduos suínos em Mato Grosso do Sul, assinado pela Asumas, a Embrapa Agropecuária Oeste, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMADESC e a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, a assinatura ocorreu dentro do Primeiro Encontro de Lideranças da Suinocultura de MS, dentro da ExpoGrande, na capital.

Além dos termos de pesquisa, a Associação também lembra do “V Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS”, que na ocasião reuniu mais de 750 produtores e profissionais para o ciclo de palestras em Dourados.

O presidente da Asumas, expressou sua gratidão por todos que fizeram parte dessa jornada: “Estamos muito orgulhosos de atingir essa marca histórica de 30 anos. Gostaríamos de agradecer a todos os parceiros e produtores por sua confiança e apoio ao longo dos anos. Estamos animados com o que o futuro reserva e continuaremos trabalhando duro para elevar novos patamares”.

Ainda este ano a Asumas cumprirá agenda no Interagro 2023, em junho, e no evento da Abraves, em setembro, ambos acontecerão na capital, Campo Grande.

Geliel Oliveira – Agro Agência